Notícias

Costella defende trabalho social da Corsan em Audiência Pública

O deputado estadual Juvir Costella (PMDB) participou nesta terça-feira (17) de Audiência Pública da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa para debater a implantação de Parceria Pública-Privada (PPP) da Corsan para exploração dos serviços de saneamento na Região Metropolitana de Porto Alegre.

No encontro, Costella defendeu o trabalho da companhia. “ Esta é a primeira PPP do Rio Grande do Sul, o que universaliza o saneamento básico na Região Metropolitana da Capital, local de maior concentração populacional do Estado. A medida modificará a realidade de 1,5 milhões de habitantes. Portanto, a Corsan, que já realiza um trabalho social de extrema relevância para todos os gaúchos, será fortalecida e continuará sendo totalmente pública. Não há privatização”, garantiu Costella.

O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, destacou a atuação do parlamentar na busca por melhorias para o saneamento do Estado. “ A PPP é um marco do novo futuro que estamos construindo e o Costella tem sido um grande parceiro nosso, já que é o deputado mais atuante nessas questões da Corsan”, afirmou Pereira.

Sobre a PPP

O projeto prevê obras e a operação do esgoto pelo parceiro com recursos privados com um contrato de 35 anos, no valor total de R$ 9,4 bilhões. Em 11 anos, a empresa contratada deve investir R$ 1,8 bilhão. A meta é universalizar 87,3% do tratamento de esgoto.

O projeto inclui o crescimento vegetativo ao longo do contrato, melhorias, manutenção e operação dos sistemas de esgotos.